Federação da Saúde toma posse em evento

 

Perto de 300 pessoas marcaram presença na solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, que defenderá os interesses da categoria durante os próximos cinco anos. O evento aconteceu na noite do dia 14 de dezembro, na Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto, a Recra. Dentre os convidados presentes, o deputado estadual David Zaia (PPS) foi convidado a dar posse ao novo presidente da entidade, Edison Laércio de Oliveira. “Acompanho o trabalho competente que o Edison realiza tanto frente ao Sinsaúde Campinas, quanto na liderança dos trabalhadores da saúde do Estado. Por isso, para mim é uma honra dar posse a um novo mandato que sei vai ser honrado e dignamente representado por todos os diretores”, destacou Zaia.     
O ex-prefeito da cidade de Ribeirão Preto Welson Gasparini, que foi o primeiro advogado do Sinsaúde Ribeirão Preto e Região, estava presente no evento, assim como a Secretária Municipal de Saúde, Carla Palhares que representou a prefeita Darcy Vera e Orlando Mengatti Filho, representando o prefeito Marcelo Barbieri de Araraquara. Inúmeros outros convidados de destaque se fizeram presentes como os deputados estaduais Rafael Silva (PSB) e Coraucci Sobrinho; a presidente da Associação Brasileira dos Enfermeiros (Aben-SP), Sarah Munhoz; José Messias Rosa, representando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a vereadora Glaucia Berenice (PSDB) de Ribeirão Preto; Paulo Henrique Correa, presidente da Câmara Municipal de Barretos e Canindé Pegado, da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O presidente reeleito, Edison Laércio de Oliveira se emocionou com as manifestações de carinho recebidas na ocasião e destacou o trabalho que deve ser capitaneado pela Federação nos próximos anos. “Temos desafios importantes na luta pela valorização dos trabalhadores da saúde e uma delas e a implantação integral da Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32) e o fortalecimento da educação como forma de aprimoramento dos profissionais da área”, revelou. Além disso, Edison lembra que a posse da diretoria é feita alternando as cidades para que as onze bases sindicais que a Federação possui sejam prestigiadas e isso se tornou uma tradição. “Os resultados são muito positivos e agradecemos aos sindicalistas e autoridades de Ribeirão Preto que nos recebeu de braços abertos”, frisa ele.
O presidente do Sinsaúde de Ribeirão Preto, Nilseleno Martins, destaca que a decisão levou a Federação para perto dos trabalhadores. “A Federação saúde procura estar perto dos sindicatos que representa, além de desenvolver um trabalho que contribui para a ação sindical dos seus filiados. Estamos felizes de poder receber nossos companheiros em nossa cidade”, destacou.
Ao som da dupla ‘Evandro e Ricardo’, o evento terminou com um jantar e confraternização entre as bases sindicais. “É uma maneira também de unir a diretoria dos sindicatos, pois muitos deles não se conhecem pessoalmente”, conta Nilseleno.
A imprensa regional também se fez presente no evento, a exemplo do jornalista José Antonio, de Franca e das colunistas Neusa Bighetti, de Ribeirão Preto, e Patrícia Social, de Franca.
 
História
 
Fundada em 17 de setembro de 1973, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo representa, hoje, mais de 300 mil trabalhadores da área da saúde (profissionais de enfermagem, administração e apoio), que trabalham em hospitais, laboratórios e demais instituições de saúde filantrópicas e particulares paulistas.
Edison destacou em seu discurso de posse que a luta sindical pela realização de projetos educacionais, como o Projeto Educação na Saúde e a definição do 12 de maio como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, são ações de relevância patrocinadas pela Federação da categoria. A preocupação com o trabalhador da saúde não para. O projeto de lei 2295/2000, que propõe reduzir de 40 horas para 30 horas a  jornada de trabalho semanal dos profissionais de enfermagem e o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde são lutas da Federação. O Dia Nacional do Trabalhador, cuja proposta é de autoria do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB/SP), já está aprovado na Câmara e aguarda a avaliação do Senado Federal para ser sancionado em lei. “Queremos que, sem exceção, todos os trabalhadores da saúde sejam respeitados pela sociedade”, frisa Edison de Oliveira.
Atualmente a Federação dos Trabalhadores da Saúde congrega 11 importantes sindicatos do Estado de São Paulo: Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto e Sorocaba.

 
A nova diretoria da Federação da Saúde
 
Confira a lista da nova diretoria
Diretoria Efetiva:
Presidente: Edison Laércio de Oliveira 
1º vice-presidente: Nilseleno Martins da Silva
2º vice-presidente: Erivelto Correa Araújo
Diretora de Relações Públicas: Marilsa Sales Braga
Secretária-geral: Elaine da Silva Amaral
1ª secretária: Edna Alves
 2º secretário: João do Nascimento Carvalho
 Tesoureira-geral: Maria Jerusa Tagiaroli de  Abreu
 1º tesoureiro: Valdeir Magri
 2ª tesoureira: Jane Aparecida Cristina
Dir. de Ass. de Previdência Social: Lierse Christovam de Almeida
Diretora de Recursos Humanos: Maria das Graças Artur Machado  
Diretor-procurador: Paulo Roberto  Gondim Richieri
Diretor de Relações Intersindicais: Milton Carlos Sanches
Diretor de Legislação e Normas: Aristides Agrelli Filho
Diretor de Imprensa e Divulgação: Luiz Carlos Vergara Pereira
Diretora cultural: Maria Hermann
Diretor de Assuntos Parlamentares: Pedro Alberto Tolentino
Diretora arquivista: Silvia Cristina Ponce
Diretora de Sede e Patrimônio: Leide Mengatti

Conselho Fiscal - efetivos
Carlos Alberto Cairos
Rozeli Aparecida  Lopes Gonçalves Nogueira
Elizabete Antonia Bertin
 
Delegados efetivos representante na CNTS
Marta Alves de Carvalho
Paulo César Pereira Richieri
 
Suplentes de diretoria
Florivaldo P. de Almeida
Vera Lúcia Salvadio Pimentel
Edmilson Aparecido Ferreira
Anselmo Eduardo Bianco
Débora C. R. Azevedo
Maria Helena Anunciação de Souza
Maria de Fátima Marcon
Maria Ivanilde de Araújo Almeida
Maria Cecília da Silva
Heloisa Helena Teixeira
Francisco Sálvio de Almeida
Arnaldo Batista de Almeida
Ivone Carrocini
Irany Maria de Jesus
Marly Alves Coelho
Ana Ferreira da Silva
Maria Doniseti de Souza
Elidalva da Silva Lima
Hermínia Aparecida Cruz
João de Fátima
 
Suplentes do Conselho Fiscal
Sofia Rodrigues do Nascimento
Natalício Valério da Silva
Inês de Oliveira
 
Suplentes dos delegados representantes na CNTS
Ademilson Eleodoro de Carvalho
Zélia Aparecida Torquetti Spagnul

 



Últimas notícias